Aristote

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  • Publié le : 21 juin 2009
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Arist�teles foi o primeiro a classificar as ci�ncias. Entenda: na �poca dele filosofia era sin�nimo de ci�ncia Isto �, filosofia e Ci�ncia s�o a mesma coisa. Logo, o que Arist�teles fez, ao dividir, classificar, criar m�todos, foi criar um imenso sistema cient�fico todo articulado. At� mesmo porque � �bvio que naquela �poca n�o havia especialistas. O que havia eram pessoas que sabiam muito detudo.
No entanto, tenha em mente que ele n�o prop�s as divis�es, que muitas vezes, ainda hoje, s�o criticadas. N�o! Ele apenas criou o sistema e evidenciou as diferen�as entre as muitas �reas existentes. Ele explorou em detalhes cada coisa que estudou e escreveu a respeito. As divis�es vieram com o tempo, por interm�dio de outros autores.

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Caracter�sticas de Arist�teles:

Filosofia eCi�ncia s�o a mesma coisa;
Filosofia � a totalidade dos saberes teor�ticos e pr�ticos;
Filosofia � sistema (articula��o de saberes, n�o apenas saberes agregados em si);
Ci�ncia = conhecimento de causas e princ�pios. Logo as ci�ncias s�o todas iguais quanto ao fato de todas buscarem causas. A diferen�a das ci�ncias consiste em seus objetos de estudo (o que faz com que as causas tamb�m diferem)Saberes/Ci�ncias Teor�ticos:
? Objetos existem independentemente da vontade e de a��o humanas;
? Causas (e efeitos) s�o necess�rios e universais;
? H� ci�ncia dos seres submetidos ao movimento (essa � a primeira grande diferen�a com rela��o a Plat�o, que considerava que todo o conhecimento a partir das coisas sens�veis era sempre opini�o, n�o era conhecimento de fato. Arist�teles difere poracreditar que existe sim. Arist�teles vai apenas utilizar a divis�o entre os conhecimentos sens�veis (a respeito do ser) e os n�o-sens�seis (a respeito do n�o ser) como m�todo de divis�o entre os respectivos te�ricos. Justamente por causa disso, ele difere tamb�m de Her�clito, que considerava os conhecimentos a cerca das coisas sens�veis como um conhecimento sobre a Filosofia primeira. Arist�telesconsidera isso apenas como referente � F�sica).
? S�o tr�s, as ci�ncias teor�ticas>
1)F�sica: filosofia natural, zoologia cosmologia, bot�nica; A id�ia � que f�sica � composta pelos teor�ticos que abrangem todos aqueles conhecimentos que possuem em si a explica��o de seu movimento. A coisa tem nela mesma as causas necess�rias e suficientes ao seu movimento e ao seu repouso.
2)Matem�tica:: aritm�tica,geometria, astronomia, ac�stica, harmonia; Isto �, a id�ia � o estudo das coisas im�veis, ainda que n�o sejam seres que existam separadamente dos seres f�sicos (esta �, ali�s, a principal cr�tica com rela��o a Plat�o, pois ele acreditava que estes seres existiam sim, no campo das id�ias, como cosias �nicas. Arist�teles nega isso).
3)Metaf�sica: tamb�m conhecida como filosofia primeira. Estuda oser enquanto ser, sem determin�-lo num aspecto espec�fico. S�o os conhecimentos das primeiras causas, busca os princ�pios das demais ci�ncias, a ci�ncia mais universal.

Em oposi��o aos saberes teor�ticos, existem os saberes pr�ticos (que s�o, na verdade, dois):
1)Poesis (fabrica��o) ? a��o que tem como finalidade a produ��o de uma obra;
2)Pr�xis ? � a a��o que tem como finalidade ela mesma(a a��o boa, a vida boa); Pode ser dividida e classificada em �tica e pol�tica. A �tica busca estabelecer os princ�pios racionais das a��es virtuosas, que visam ao bem do agente. E a pol�tica busca estabelecer, para cada regime pol�tico, os princ�pios racionais da a��o pol�tica.

� claro que a pr�xis � muito mais elevada que a poesis, no ponto de vista de Arist�teles, pois ela � um bem em simesma, o valor dela est� contido nela e n�o na produ��o de outras obras.

N�o se pode produzir ci�ncia direito, se n�o se souber as regras do pr�prio pensamento cient�fico. � algo proped�utico, algo primordial, algo tido como pr�-requesito. E a l�gica est� entre essas regras, pois ela � instrumental. N�o se pode sequer pensar em fazer ci�ncia sem se saber a l�gica (Organon Aristot�lico)....
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