Estratégias do veterinário homeopata

Pages: 8 (1771 mots) Publié le: 2 février 2009
Estratégias do veterinário homeopata no tratamento das diversas espécies domésticas.

A Homeopatia possibilita ao veterinário diversas abordagens para a manutenção e restabelecimento da saúde animal.

Na ocasião de uma consulta, sinais e sintomas podem tanto ser coletados de um grupo de animais da mesma espécie ou de um indivíduo quanto da doença de grupo de animais ou de umindivíduo.

Em um grupo, coletar os sintomas e sinais característicos e/ou bem modalizados possibilita uma atuação homeopática mais profunda do que a utilização dos sintomas e sinais só da doença, ainda que sintomas muito bem modalizados de doenças possam ser individualizantes.
Mas o que a realidade mostra é que os profissionais que atuam nesse ultimo nível não procuram esta modalização.A possibilidade de se trabalhar com um animal ou um grupo[1] abre as portas para o tratamento populacional através da homeopatia veterinária, fato esse extremamente importante quando se fala de animais de produção.

A Homeopatia também possibilita ser usada tanto de forma curativa quanto preventiva. E isso é mais marcante quando se fala de rebanhos, já que são grupos de indivíduosmantidos juntos, artificialmente [2], com um alto nível de stress, na maioria das vezes com um alto grau de modificação genética e que no seu ambiente contam com a presença inevitável de doenças endêmicas [3].
Nesse tipo de situação o tratamento individual, somente, é inefetivo mesmo com Homeopatia, pois envolve toda uma população e uma alta interferência do meio ambiente na saúde dessa população.Interferência essa que não pode ser removida por medicamentos tradicionais ou vacinação [4].
Existem, nesses casos, fatores desencadeantes de doença presentes junto a população, em seu meio ambiente, o tempo todo. E embora não seja possível esperar que um manejo homeopático vá acabar com a sensibilidade e a suscetibilidade dessa população e desses indivíduos a esses fatores desencadeantes, umbom manejo da propriedade, aliado a um manejo homeopático bem conduzido pode reduzir a disposição dos fatores que o levam a isso, ou em outras palavras, aumentar o limiar da população a essas doenças. A predisposição a determinadas doenças do rebanho ou do indivíduo possivelmente não serão alteradas, mas os fatos que o(s) dispõe(m) a essas doenças, sim. [5]

É importante ressaltar que cadaespécie, e muitas vezes raças, terão que ser tratadas diferentemente, já que ao contrário de uma terapêutica que usa
doses ponderais de medicamentos, a Homeopatia é altamente espécie-específica e/ou raça-específica. Os resultados que se obtém com uma população de uma mesma espécie ou raça podem eventualmente serem extrapolados para outra população da mesma espécie ou raça, já que o meio ambiente esua alteração genética influenciam muito. Mas a extrapolação de resultados de uma espécie a outra é altamente especulativa, e deve ser feita com cuidado.
Os veterinários de pequenos animais estão acostumados a extrapolaram vários resultados obtidos com humanos à cães e gatos, por exemplo. Mas isso só pode ocorrer por que a muito tempo se observou que essa extrapolação era possível. Etambém é necessário ressaltar que essa extrapolação funciona muito mais com os caninos do que com os felinos.

Que ninguém entenda que esse artigo está aconselhando que não se vacine tanto animais de pequeno porte quanto animais de produção. Esse é um assunto complexo e que suscita muita discussão, mas que poderia ser resumido na seguinte argumentação :
aconselhar a não vacinação supõe queesse indivíduo esteja harmônico consigo próprio e com o meio ambiente e que não seja e nem que será afetado por noxa algum, desafio algum, por um longo período de tempo.
Quem poderia garantir um estado desse, que compromete o indivíduo, seu meio ambiente e a interação com outros seres ? São muitas variáveis a serem controladas.
O que é factível de ser defendido é o uso racional da vacinação,...
Lire le document complet

Veuillez vous inscrire pour avoir accès au document.

Vous pouvez également trouver ces documents utiles

  • Lrg estrategia
  • Mac do
  • Mc do
  • KARATE DO
  • Mc do
  • Mc do
  • Mc do
  • Karaté do

Devenez membre d'Etudier

Inscrivez-vous
c'est gratuit !