Femme fragile

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  • Publié le : 10 juillet 2010
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Resumo Este estudo tem por objetivo analisar alguns aspectos do romance “Esaú e Jacó” de Machado de Assis sob uma perspectiva de intersecção entre literatura machadiana e psicanálise de Freud. Muito embora não haja evidência de que Freud e Machado de Assis tenham lido um ao outro, fica evidente, no entanto, que tiveram acesso a fontes teóricas no mínimo semelhantes, em virtude dascorrespondências temáticas e ideológicas de seus estudos da alma humana. Através do viés psicanalítico pretendo demonstrar que tanto Natividade quanto Flora possuíam um narcisismo primário que as movia, unia e separava ao mesmo tempo. Sob a égide destas duas personagens centrais do romance fulguram os temas do duplo e da femme fragile que permeiam a atmosfera mítica e simbólica que se cria neste romance que é,senão a maior, uma das maiores e mais perfeitas criações do Bruxo do Cosme Velho.

Palavras-chave: Narcisismo, Femme-Fragile, Duplo, Psicanálise

O ARQUÉTIPO DA FEMME FRAGILE E O NARCISISMO MEGALOMANÍACO EM FLORA E NATIVIDADE DE “ESAÚ E JACO”

“...De um livro de Machado de Assis não se deve dizer apenas que é bom, porque fôra supérfluo; nem dizer que é banal ou ruim, para não negar a luz dosol. Que hei de affirmar então deste último livro, Esaú e Jacob ?” “...A língua já não me ajuda a traduzir meu pensamento sobre a feitura e as idéias do livro; menos ainda as sensações que me produziram no correr das páginas1..”

“...A estatueta de Narciso, no meio do jardim, sorriu a entrada deles2...”

I - Flora
“Ange de poésie, ô vierge blanche et blonde3...”

Na literatura européia dofinal do século XIX encontra-se com freqüência um tipo de figura feminina caracterizado exteriormente pela suavidade, beleza, alvura, quase transparência. Trata-se de um ser frágil, lânguido, melancólico, doentio, necessitado de repouso e com a força de vontade um tanto paralisada, incapaz para a vida e vindo geralmente a sucumbir a ela: uma figura diáfana, etérea, em relação à qual igualmente nãose fazem alusões a sexualidade – questão por demais real para seu delicado mundo.4 Trata-se da femme fragile que ganhou essa denominação em oposição a outro tipo bastante conhecido na literatura européia no final do século XIX, a femme fatale, que ao contrario da femme fragile esta mais ligado à vida. À luz dos estudos de Arianne Thomalla em seu trabalho: - Die “femme fragile”. Eis literarischerFrauenty der Jarhhundertwende - bem como o importante estudo de Maria Manuela Gouveia Delille – A figura da “femme fragile” e o mito de Ofélia na lírica juvenil e no “Só” de Antonio Nobre, onde a autora relaciona arquétipo
1

GUIMARÃES, Hélio, Seixas. O romande machadiano e o publico de literatura no século XIX. São Paulo : Nankin Editorial: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. p 422 2ASSIS, Machado de. Esaú e Jaco. São Paulo : Globo, 1997. p. 15. 3 GAUTIER, THÉOPHILE. La chanson de mingnon. Paris : Desessart, 1838. p. 213. 4 STEIN, Ingrid. Figuras Femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1984. p 112

da femme fragile como o mito de Ofélia, jovem namorada do moço príncipe de Shakespeare, que na opinião de Thomalla representa o tipo por excelência da femmefragile pois reúne em si todos os traços essenciais atribuídos a essa figura. Elemento de intersecção entre as mulheres protagonistas Narciso, aparece como alguém que mesmo depois de ter sido recebido no Inferno, ainda se olha nas águas do Estige, reaparece pois neste momento para ajudar-nos no entendimento de Flora, e sua intrínseca correspondência com mito de Ofélia como nos explica DELILLE:Curiosamente, na arte literária e pictórica do fim do século XIX o mito de Ofélia muitas vez surge associado ao mito de Narciso, que enamorado da própria imagem que contempla no espelho líquido da fonte, é impossível a desejada união com ás águas, pois ela significaria uma autodestruição; por isso se refugia num espaço limitado, frente à imagem-reflexo, num espaço inteiramente determinado pelo...
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