Hegel
Manuel Moreira da Silva 11 de agosto de 2008
Resumo Trata-se de uma consideração especulativa em torno da instauração do Saber absoluto; mais precisamente, da concepção hegeliana da mesma, apresentada no capítulo final da Phänomenologie des Geistes de 1807. Pretende-se pôr em evidência o caráter autoconstitutivo e autoregulativo dos princípios motores do Especulativo puro nos limites de sua instauração fenomenológica enquanto Saber absoluto, isto é, como pano de fundo – implícito – da mesma; ou ainda, de modo mais rigoroso, da determinação da estrutura imanente – lógico-efetiva – do Saber absoluto, aliás, do modo como a consciência-de-si do Espírito se torna objeto de sua consciência. Com o que, ao fim e ao cabo, poder-se atestar o fato mesmo da Consciência-de-si do Espírito tornar-se objeto de sua Consciência e a consistência de tal fato, isto é, da instauração do Saber absoluto. Palavras-chave: Hegel, Fenomenologia do espírito, Saber absoluto, Especulativo puro. ABSTRACT: This is a speculative consideration on the instauration of absolute knowing; more precisely, of the Hegelian conception of the same, presented in the final chapter of Phänomenologie des Geistes of 1807. It is intended to highlight the self-constitutive and self-regulative character of the engines principles of pure speculative in the limits of its phenomenological establishment while absolute knowing, that is, as a background – implicit – of the same, or, in a more rigorous mode, of the determination of the immanent structure – logical-effective – of the absolute knowing, in fact, of how the self-consciousness of the Spirit becomes the object of its consciousness. With that, in the end, be able to certify the fact that the self-consciousness of the Spirit become the object of its consciousness and the consistency of this fact, it is, of establishment of