Joseph haydn

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 23 (5528 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 2 octobre 2010
Lire le document complet
Aperçu du document
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS

Franz Joseph Haydn

Nelson Ramalhoto – 709/09

Ciências Musicais

Doutor Manuel Lemos

Felgueiras

2009/2010
Índice

Introdução

Quando em 1683 a Europa conseguiu expulsar a segunda invasão turca, tornou-se claro que Europa se tinha libertado de um desastre de consideráveis proporções. O preço a pagar foi elevado: grandes extensões deterreno na Hungria, na Roménia e na Croácia ficaram despovoados (ainda hoje podemos ver os efeitos dessa desolação se viajamos por essas paragens.
Na sua marcha até Viena, o exército otomano tinha passado pelo povoado de Hainburg, onde viviam Thomas Haydn (o avô de Frank Joseph) e sua irmã Madalena.
Conseguiram felizmente escapar ao massacre dos turcos.
Meses mais tarde, o Imperador Leopoldo Imandou repovoar essas regiões, que com paciência e meticulosidade se dedicarão a cultivar de novo as terras abandonadas e a reconstruir, entre outras, as vilas de Pachfurth, Rohrau y Prellenkirchen.

1. Vida de Joseph Haydn
2.1. Infância e juventude
Franz Joseph Haydn nasceu no dia 31 de Março de 1732, em Rohrau, na Baixa Áustria, muito perto da fronteira com a Hungria, por volta dameia-noite, de tal modo que é mencionada com frequência a data de 1 de Abril, como data do seu nascimento. Franz Joseph era um autêntico filho do povo de uma região onde se misturam influências húngaras, eslavas do sul e germânicas. O pai, Mathias Haydn, ferreiro de carruagens, era apaixonado pela música e tocava harpa de ouvido. A mãe, Anna Maria Kohler, que tinha sido, em solteira, cozinheira emcasa do conde Harrach, senhor de Rohrau, entoava as canções de sua terra natal. Do casamento de ambos, nasceram doze filhos, dos quais apenas três casais sobreviveram. Franz foi o segundo, Michael, o sexto, também foi compositor e Johann Evangelist, o décimo primeiro, passou a vida como tenor em casa dos Esterházy, das meninas, pouco ou nada se sabe.
Num dos pequenos concertos domésticos,realizados em casa dos Haydn, na primavera de 1738, um primo de Mathias, Johann Matthias Franck, mestre-escola e director do coro em Hainburg convenceu os pais de Haydn a confiarem nele, prometendo-lhes velar pela sua educação geral. As recordações daquele internato couberam numa só frase de Haydn: "Eu recebia mais chibata do que comida". Ele costumava dizer que aprendeu tudo sozinho: "Nunca tive umprofessor de verdade. Sempre comecei pelo lado prático, primeiro no canto e na execução dos instrumentos, e depois na composição. Escutava mais do que estudava e ouvia a melhor música do meu tempo."
Dois anos depois, Karl Georg Reutter, Mestre de capela da Catedral de Santo Estevão em Viena, impressionado pela voz e musicalidade do garoto, leva-o consigo para a grande capital. De 1740 a 1749, Haydntorna-se menino cantor, dotado e apreciado, cedo lhe são confiadas partes de solista. Em Novembro de 1749, alguns episódios e a mudança de voz encerram bruscamente este período, Haydn é despedido.
Dos anos seguintes, pouco se sabe acerca da vida de Haydn, abandonado a si próprio, leva uma vida penosa nas ruas de Viena, trabalhando entre 16 e 18 horas diárias. De facto, Franz Joseph subsiste,tocando órgão nas igrejas pela aurora, dando lições e copiando notas musicais, durante o dia, e tocando violino em locais de diversão pública, em bares e tavernas ou em bailes e serenatas, ao serão. Ainda tinha tempo para, se dedicar ao estudo da música enquanto auto-didacta, nas suas águas furtadas da Michael platz, que, entretanto, alugou após ter recebido as heranças de sua avó materna e de sua mãe,através da leitura das obras teóricas de Fux ou da execução num velho cravo das sonatas mais recentes de Carl Philipp Emanuel Bach. Por intermédio do poeta Matastásio, que morava no mesmo prédio, começou, entre 1753 e 1755, a acompanhar ao cravo as lições de canto de Nicola Porpora, renomado compositor e professor italiano. Com este aprendeu os fundamentos autênticos da arte da composição,...
tracking img