Les cangaceiros

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 10 (2500 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 20 décembre 2010
Lire le document complet
Aperçu du document
Introdução

A prática do cangaço marcou um interessante momento da História do Brasil. Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no sertão nordestino, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros.

Definição
Portanto, podemos entender o cangaço como um fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros. Eles andavam embandos armados e espalhavam o medo pelo sertão nordestino. Eles matavam, vandalizavam, quebravam, encendiavam, roubavam dos ricos para dar aos pobres. Aqueles que respeitavam e aceitavam as ordens dos cangaceiros não sofriam, pelo contrário, eram muitas vezes ajudados. Esta atitude, fez com que os cangaceiros fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população da época.

Oscangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra. Ao chegarem nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violência. Eles eram temidos pelas pessoas e espalhavam o medo por onde passavam. Freqüentemente enfrentavam as forças policiais do governo.

Como não seguiam asleis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais. Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga. Além desse recurso da vestimenta, usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestino para fugirem. De mais contavam com o isolamento do sertão e com a proteção de várioschefes politicos locais, os grande proprietários rurais, conhecidos como coronéis.
Origems
O próprio termo “cangaceiro”, em suas origens, faz referência ao termo “canga”, peça de madeira usualmente colocada nos muares e animas de transporte. Assim, a palavra cangaceiro, originalmente, faz uma alusão aos utensílios que os cangaceiros carregavam em seu corpo.
Os primeiros cangaceiros de que se temrelato eram, de fato, “prestadores de serviço” aos chefes políticos locais. Perseguiam e matavam os inimigos políticos dos coronéis de uma região. Somente nos primeiros anos da República Oligárquica é que os primeiros grupos independentes de cangaceiros surgiram. Através de práticas criminosas esses grupos constituíram um grupo social à margem das estruturas de poder e das relações sociaisvigentes durante o tempo das oligarquias. De acordo com seus interesses, os cangaceiros estabeleciam alianças com aqueles que oferecessem vantagens econômicas ou proteção às suas atividades.
Suspeita-se que os grupos de cangaceiros surgiram quando um grupo de jovens nordestinos e pobres começaram a invadir,roubar e quebrar fazendas de ricos fazendeiros do Nordeste. Logo, muitos imitadores passaram aformar grupos parecidos. Assim surgiam os cangaceiros.
O primeiro bando de cangaceiros que se tem conhecimento foi o de Jesuíno Alves de Melo Calado, "Jesuíno Brilhante", que agiu por volta de 1870. O cangaço existiu a partir do século 19, mas atingiu o auge entre o início do século 20, marcado pela ação do bando de Antonio Silvino, e a década de 1940, quando foi morto o cangaceiro Corisco, nointerior da Bahia. Entre os dois, destacou-se aquele que tornou-se a personificação do cangaço, por ser o líder de uma quadrilha que atuou por quase duas décadas em diversos estados do Nordeste: Virgulino Ferreira da Silva, o célebre Lampião.
Mas também é preciso dizer que o banditismo social não foi um fenômeno exclusivamente brasileiro. Ele apareceu em muitas regiões do mundo que tinhamcaracterísticas semelhante às do nordeste brasileiro, como na Sicília (Itália), Ucrânia e na América Espanhola. Em grande parte, o banditismo social foi, como Canudos e o Contestado, uma reação do tradicionalismo rural ao avanço do capitalismo.
Aqui vamos falar só dos 3 grandes cangaceiros, Antônio Silvino, Lampião e sua mulher e Corisco.
Antônio Silvino (primeiro cangaceiro)
Nascido na Serra da...
tracking img