Literatura feminina no quebec

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 9 (2233 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 19 avril 2011
Lire le document complet
Aperçu du document
Revisitando a história da literatura feminista quebequense

 

Raimunda BEDASEE

UFBA – Professora Associada

UEFS – Professora Titular/Pleno

 

 

 

O Québec é conhecido como a província do Canadá que se destaca pela produção de uma rica literatura de autoria feminina. Nos anos 70 e 80, a profusão de idéias revolucionárias que dizem respeito à condição feminina serviam depano de fundo para a criação de uma ficção com características próprias. Intimamente imbricadas, Sociologia e Literatura funcionaram como espaços privilegiados de discussão não só da teoria como também da prática de medidas que visavam a transformar a qualidade de vida das mulheres. Não se alcança um objetivo tão ambicioso de um dia para o outro ou de um ano para o outro. A história das idéiasque se desenvolveu no Canadá é o fundamento para uma conscientização clara, definida e segura que acompanha a mulher quebequense. Ora, campo de conhecimento moderno, a Sociologia pouco tem a ver historicamente com a evolução dessas idéias que permitiram resultado tão animador. Na verdade, fundamenta-se esta evolução nos escritos das próprias mulheres por vezes tímidos, por vezes até não-feministas,mas apoiados numa autonomia até então desconhecida. Essa força demonstrada pela escritora quebequense desenvolve-se em razão de um outro aspecto que caracteriza o povo canadense: o seu patriotismo, a sua consciência de defesa de sua história e de sua cultura. Os primeiros escritos femininos já demonstravam essa preocupação e estão na origem de um comportamento de enfrentamento histórico.Desde então já se pode falar em literatura e revolução, haja vista que o texto é um dos instrumentos senão o instrumento mais eficaz para a difusão de idéias e argumentos que provocam a reflexão, que convencem um grupo, uma categoria ou uma nação. E nesse sentido, fazer literatura é fazer revolução.

No correr da história a imagem da mulher quebequense vai se transformando através de suarepresentação na literatura. Há uma história de luta que ajudou a construir essa imagem: a luta pela língua francesa, pelos costumes, pela cultura, enfim pela identidade.

Essa literatura e essa imagem já começavam a se impor com os textos de Laure Conan, quando em 1884, escreve o romance Angéline de Montbrun em que, avessa à ocultação da condição feminina de outrora, declara os seussofrimentos e não se retrai em sua busca pela felicidade. Parca é a importância da mulher na sociedade da época, se é que alguma. Ainda assim, algumas escritoras encontram a coragem para criticar o próprio clero como é o caso de Robertine Barry, criticada por não apresentar em seus escritos suficiente religiosidade.

Marcadamente católica, a sociedade quebequense, impõe às mulheres as normasestritas que vão desde o apagamento total de suas próprias personalidades, sempre subalternas ao pai ou ao marido, ao preenchimento dos únicos papéis de esposa e mãe. Além disso, é a Comissão dos Direitos Civis da Mulher que declarava conhecê-la melhor que ela própria. Segundo essa Comissão a mulher, sendo vítima do adultério, não sofre tanto quanto o homem e além do mais o seu coração é maispropenso ao perdão, já que a ferida no seu amor próprio é menos cruel. Como se vê, essa Comissão formada por homens analisava e definia os sentimentos mais íntimos da mulher.

Apesar dessas limitações sociais a mulher quebequense transgride a norma e decide que a literatura, por exemplo, é para mulheres. As primeiras escritoras têm, portanto, tendo escrito nessas condições, a importância uminegável lugar especial na história das idéias dessa nacionalidade.

A obtenção do direito ao voto em 1940 representa, sem dúvida, algum progresso já no século XX. Mas é na década de 60 que o cenário público passa a contar com a mulher profissional que conjuga carreira e vida doméstica. Diminuída a pressão religiosa, o número de filhos diminui e os dois papéis passam a fazer parte do...
tracking img