Luiz ruffato

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 12 (2992 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 25 juin 2010
Lire le document complet
Aperçu du document
1. Introdução

Luiz Ruffato é um autor de ficção urbana contemporâneo, nascido em 1961, mais conhecido como autor de prosa apesar de já ter trabalhado com poesia. Sua literatura possui uma temática urbana que fala de diversas classes sociais e de diversas ocupações – abordando o universo do trabalhador urbano e de pessoas simples.
Estive em Lisboa e lembrei de você é um romancerecente, publicado em 2009 que trata de situações trágicas com um tom irônico, beirando a comicidade.

2. Leitura do romance

Toda a história já aconteceu e está sendo recontada para nós leitores, pois a narrativa começa antecipando a decisão que o narrador toma como final da história: a de voltar a fumar. Falta contar o motivo. Além disso, o livro é dividido em duas partes: a primeiraComo parei de fumar que se passa no Brasil e a segunda Como voltei a fumar, em Portugal.
Na primeira parte o narrador, Serginho, um mineiro de Cataguases, percebe que só progredirá na vida quando tiver posses, para assim ser respeitado, tanto pelos moradores da cidade quanto pelas mulheres da região que fazem pouco caso dele. Ele acaba por casa-se com Noemi, uma mulher que apresentaproblemas mentais, por engravidá-la. Perde a mãe e após a internação da esposa ele perde a guarda de Pierre, seu filho, sendo processado por abandono e maus-tratos pelos avós da criança, condenado, injustamente, a pagar uma pensão a eles.
É nesse momento em que o narrador se decide a viajar para Portugal, encorajado por um companheiro que pelo o que contava fazia do país um “mundo ideal” para quemquer ser bem sucedido financeiramente. Serginho acredita que indo para Portugal, além do respeito que ganhará perante a sociedade de Cataguases, poderá resgatar a guarda de seu filho. E sonha que poderá “provar praquela ralé” que ele merece respeito e que voltará como uma pessoa importante e rica.
Como voltei a fumar se inicia com ele já em Portugal, morando em uma pequena pensão eperdendo a indicação que seu amigo Oliveira, no Brasil, lhe dá antes da viagem sobre alguém que lhe ajudaria durante sua estadia na Europa, pois ele a joga fora após não encontrar o endereço dado e pensar que o “compadre” havia feito graça lhe enganando. Ele nos conta as dificuldades que passou no exterior, tanto financeiramente como sentimentalmente, pois, depois de conseguir encontrar um trabalho comogarçom ele o perde por não ser ucraniano como o outro garçom do estabelecimento e ainda acaba gastando o pouco dinheiro que juntava – sendo que parte dele ele mandava mensalmente para o Brasil, para pagar a pensão de Pierre – com uma prostituta, Sheila – também brasileira e que não conseguiu outra sorte que não a prostituição em Portugal –, por quem se apaixona e por quem acaba perdendo seupassaporte, na tentativa de ajudá-la com um problema, impossibilitando, portanto, sua volta ao Brasil. É após o cansaço de enfrentar tantas dificuldades que Serginho, na tentativa de poder fazer algo que lhe agrade volta a fumar.

3. Análise geral

• Narrador

A obra Estive em Lisboa e lembrei de você é um romance de memórias em que o narrador fala de si mesmo, que é uma tendêncianatural de quem se apresenta como sujeito da enunciação.

Portanto, o romance nos apresenta uma narrativa em primeira pessoa, que pode ser basicamente de dois tipos: “podemos ter o narrador observador e o narrador protagonista, conforme o seu grau de participação na ação”. (CARVALHO, 1981:44). O tema do narrador em primeira pessoa, ou narrador-protagonista será mais aprofundado abaixo, naseção sobre foco narrativo.

• Personagem

A personagem principal, quem conta a história, é Serginho, um mineiro de Cataguases que sonha melhorar de vida para tornar-se respeitado em sua cidade e para poder reaver a guarda de Pierre, seu filho com Noemi – sua esposa que sofre de demência.

O restante das personagens da obra apenas ajuda a compor o a aventura maluca de...
tracking img