Maria firmina dos reis: uma mulher negra maranhense na luta contra a escravidão

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 13 (3223 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 23 juin 2010
Lire le document complet
Aperçu du document
MARIA FIRMINA DOS REIS: Uma mulher negra maranhense na luta contra a escravidão

Rosenverck Estrela Santos
Licenciado em História e Mestre em Educação pela
Universidade Federal do Maranhão
verck@ibest.com.br

Claudimar Alves Durans
Graduada em Letras pela
Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
claudimardurans@yahoo.com.br

RESUMO

Este artigo apresenta uma análise da produçãoliterária de Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista negra do Brasil. Propõe reflexões sobre a importância da Literatura afro-brasileira; bem como o papel desempenhado por esta Literatura, especificamente a de Maria Firmina dos Reis, na luta contra a escravidão. Sendo assim, analisa as representações do negro no romance “Úrsula” e de como estas representações diferiam qualitativamente dasimagens até então predominantes sobre a população negra no Brasil.

Palavras-chave: Literatura afro-brasileira. Escravidão. Resistência.

1 Introdução

O processo de tomada de consciência de ser negro (a) deu uma nova roupagem à literatura, fazendo surgir uma categoria que até então era classificada nos compêndios literários como “literaturas desconexas e marginais”, é a literaturanegra (BERND, 1987).
No Brasil, onde se percebe uma grande parcela da população de origem afro-descendente, essa discussão ficou inicialmente ao nível da existência ou não dessa literatura. Porém, negar a existência de uma literatura negra seria contraditório uma vez que a contribuição do negro à cultura brasileira é decisiva. Então, porque razão ela não existiria no plano literário?A respeito disso, Roger Bastide afirma que seria “um erro grave acreditar que não existe uma poesia afro-brasileira com seus traços próprios, seus sinais distintos e suas descobertas líricas” (apud BERND, 1987, p. 14).
Podemos caracterizar, desse modo, como literatura negra a produção intelectual dos descendentes ou não de antigos escravos africanos em que houver um enunciador que sequer negro(a), que reivindica a sua especificidade negra.
A ocorrência da literatura negra no contexto geral da literatura brasileira ocorreu e ocorre nas diversas escolas literárias, mas é na escola romântica que vamos perceber a ocorrência de uma obra singular que vai ser escrita por uma pena feminina e que vai ter como leit-motif a questão da abolição.
Concordamos, portanto, comSevcenko (1985, p.20) segundo o qual a Literatura “[...] aparece como um ângulo estratégico notável, para a avaliação das forças e dos níveis de tensão existentes no seio de uma determinada estrutura social”. As discussões em torno da Literatura tornam-se cada vez mais intensas nos estudos acadêmicos e abre possibilidades amplas de análise de produções discursivas, das que dominam às queresistem, pois a Literatura também se configura como um espaço onde os excluídos podem se expressar livremente.
Com efeito, o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, iniciará uma visão diferenciada da Abolição e do negro (a), isto porque, apesar de não serem os protagonistas da narrativa, três escravos, Túlio, Antero e uma velha escrava africana Mãe Susana, propiciarão um tom diferente, poispela primeira vez o escravo negro vai ter voz e, pela memória coletiva, vai trazer uma outra África, até então nunca vista pelo leitor, dando uma visão diferenciada do (a) negro (a) africano (a) (MUZART, 2004).
Maria Firmina dos Reis é uma escritora pouco estudada no Brasil e especificamente no Maranhão, se analisarmos a grandeza de sua obra. Grandeza esta devido à importância daquilo queé o alvo de suas obras: a opressão e exploração sofridas pelos escravos africanos trazidos ao Brasil.
O anonimato e marginalização de Maria Firmina dos Reis devem ser entendidos a partir da constituição de uma sociedade desigual, que produz e reproduz a exclusão e opressão da população negra e, em especial das mulheres negras.

2. A Representação do negro em Úrsula

A...
tracking img