Memoire
Luísa Aquino Santos*
Resumo
Esta pesquisa busca analisar processos de construção de identidades nacionais pela indústria de cinema da Nigéria – intitulada Nollywood – a partir da análise do filme Royal Palace – partes 1 e 2, dirigido por Andy Amenechi. Inquirir se o modelo de produção e distribuição informal da Nigéria é a direção para o desenvolvimento das cinematografias da África negra é o outro objetivo dessa pesquisa. A hipótese é a de que o cinema é uma importante atividade cultural para a construção de identidades de determinados corpos sociais na sociedade contemporânea. Para tanto, faz-se necessário o uso de dois métodos de pesquisa: a Análise fílmica e a Pesquisa Bibliográfica.
Palavras-chave: cinemas nacionais; identidades; Nollywood.
Abstract
This research analyzes processes of construction of national identities for the industry of movies of Nigeria - entitled Nollywood - starting from the analysis of the film Royal Palace - parts 1 and 2, directed by Andy Amenechi. It is done necessary to inquire the production model and informal distribution of Nigeria is the direction for the development of the cinematographies of black Africa. The hypothesis is that the movies is an important cultural activity for the construction of identities in certain social members in the contemporary society. For so much, it is done necessary the use of two research methods: Movies Analysis and Bibliographical Research.
Key words: national movies; identities; Nollywood.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................3
2 A EMERGÊNCIA DOS CINEMAS NACIONAIS.........................................4
2.1 Nigéria: um breve histórico.......................................................................8
3 O BOOM DE NOLLYWOOD.......................................................................9
4 ROYAL PALACE: UMA