Otan

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 3 (614 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 28 novembre 2010
Lire le document complet
Aperçu du document
Este fim de semana, em Lisboa foi conduizido o cimeiro do NATO. (em englês North Atlantico treaty organization)
O Nato, (a Organisaçao do tratado do Norte Atlantico.) creada em 1949, junta os 28paises os mais ricos. O proposito é de mater a pas nos paises socios.
Esta vez, é a primeira Cimeira organizada por Portugal. Durante 2 dias, (19/20 de novembro) eles falaram principalement de adoptaruma estratégia para tirar os 150.000 soldados do Afeganistao e de installar uma protecçao contra as armas de destruçao maciça na Europa.
Tendo como objectivo de renfoçar a aliança transatlantica.Ratificação do tratado de redução de armamentos  nos Estados Unidos ameaça perturbar a reconciliação histórica com a Rússia
Os líderes usaram a palavra "histórico" para definir o resultado daCimeira da NATO, a ponto de Dmitri Medvedev ter notado que todos os seus colegas tinham referido a palavra (José Sócrates, Anders Fogh Rasmussen, Barack Obama). O Presidente russo referiu a coincidência econcordou de imediato. Foi na capital portuguesa que a NATO enterrou ontem a Guerra Fria, embora nem tudo tenha mudado: os êxitos da Cimeira de Lisboa estão sob a ameaça da polémica americana. Isso foivisível na conferência de imprensa final de Obama, onde as perguntas dos jornalistas americanos se dirigiram ao mesmo tópico: o possível adiamento da ratificação do Tratado START de controlo dearmamentos assinado com a Rússia.
"É um interesse crítico da segurança nacional", sublinhou Obama, mais a falar para a audiência doméstica do que para o mundo. O Presidente lamentou o partidarismo dosrepublicanos que tentam adiar a ratificação para o próximo Congresso, que lhe será hostil. "Ninguém vai ganhar votos em 2012 com esta questão", afirmou.
Nas duas horas anteriores a este lamento, Obamaestivera junto dos outros líderes da NATO a discutir com os russos as modalidades de uma parceria sem precedentes entre os dois ex-inimigos. Rússia e NATO aceitaram cooperar num escudo de defesa...
tracking img