Tecelagem manual no triangulo mineiro

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 4 (817 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 22 septembre 2010
Lire le document complet
Aperçu du document
I - Introdução

Através de uma pesquisa sobre a tecelagem manual produzida no Triângulo Mineiro, este projeto tem como objetivo realizar um estudo sobre a história da cultura material da região.
Oofício das tecedeiras e fiandeiras, atualmente em vias de extinção, é bastante antigo nesta região do país. Suas origens remontam ao século XVIII, confundindo-se com o contato entre colonizadores eindígenas e com a criação dos núcleos populacionais locais fundados no decorrer do século XIX em diante.
O estudo aqui proposto visa reconstituir uma parte da história desta arte de tecer. Elepretende resgatar a prática deste ofício durante o século XX, período no qual se irá retraçar as permanências e transformações de suas heranças técnicas e estéticas, e também situar o quadro social de suaexistência. O município de Uberlândia, cuja participação na produção da tecelagem manual do Triângulo Mineiro já foi bastante expressiva, será o campo principal desta pesquisa, que terá como limitescronológicos as décadas de 1920 e 1990. A década de 20 se justifica por indicar o momento da criação da primeira fábrica de tecidos de Uberlândia. Não obstante o malogro do empreendimento, que faliu nosprimeiros anos de funcionamento, não há dúvidas de que ele é representativo de uma época na qual a tradição dos teares caseiros começava a perder espaço em função do aparecimento de novas modalidadesde consumo e de trabalho no meio urbano. De todo modo, mesmo que o ofício da tecelagem manual estivesse entrando em declínio no início do século, ele continuaria ainda, durante algumas décadas, a seruma ocupação para uma significativa parcela da população, haja visto o caráter rural do município.
A escolha da década de 90 como marco final da pesquisa deve-se à criação do Centro de TecelagemDona Belmira, fundado em 1992 em Uberlândia com o objetivo de preservar a prática local deste ofício. O projeto de criação do Centro data de 1981, mas sua implementação só se concretizou 11 anos...
tracking img