Vygotsky

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 7 (1526 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 19 décembre 2010
Lire le document complet
Aperçu du document
A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO

Leon S. Vygotsky
(1896-1934)

O CONTEXTO DA OBRA

- Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever a psicologia e construir uma teoria da educação adequada ao mundo novo - A tuberculose se manifestou desde os 19 anos de idade e foi responsável por seu fim prematuro aos 37 anosde idade - Descoberto pela psicologia ocidental apenas na década de 1960

Diferentemente de Piaget, que supõe a equilibração como um princípio básico para explicar o desenvolvimento cognitivo, Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural (microescala) no qual ocorre.

Os pilares da teoria de Vygostky (também conhecidacomo “teoria da mediação”) são

- os processo mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente, memória voluntária, etc) têm origem em processos sociais - o papel dos instrumentos e signos como mediadores destes processos

Os processos mentais superiores têm origem em processos sociais e são a conversão de relações sociais em funções mentais. Não é pormeio do desenvolvimento cognitivo que o indivíduo se torna capaz de socializar, é na socialização que se dá o desenvolvimento dos processos mentais superiores.

Mas como as relações sociais se convertem em funções psicológicas?

Instrumentos e signos como mediadores

Resposta:

É pela mediação que se dá a internalização (reconstrução interna de uma operação externa) de atividades ecomportamentos. Isso quer dizer que a conversão de relações sociais em funções mentais superiores não é direta, mas sim mediada pelo uso de instrumentos e signos.

SIGNOS E SIGNIFICADOS

Um instrumento é algo que pode ser usado para fazer alguma coisa. Os animais também usam instrumentos em sua interação com o ambiente. Um signo é algo que significa uma outra coisa e é também um instrumento mediador.A combinação do uso de instrumentos e signos é característica humana e permite o desenvolvimento de funções mentais superiores.

SIGNOS E SIGNIFICADOS

Há três tipos de signos: - indicadores – são aqueles que têm uma relação de causa e efeito com aquilo que significam (ex. fumaça indica fogo) - icônicos – são imagens ou desenhos daquilo que significam - simbólicos – têm uma relação abstratacom o que significam

SIGNOS E SIGNIFICADOS

As palavras são signos lingüísticos, os números são signos matemáticos. Desta forma, a linguagem e a matemática são sistemas de signos As sociedades criam sistemas de signos ao longo da história que modificam e influenciam seu desenvolvimento social e cultural. Para Vygotsky é pela interiorização de sistemas de signos, produzidos culturalmente, quese dá o desenvolvimento cognitivo.

SIGNOS E SIGNIFICADOS

Alguns exemplos: Trocar o anel de lugar para lembra-se de algo, linguagem escrita, representação gráfica, mapas, etc. Para Vygotsky os signos e sistemas de signos não têm um caráter individual, mas são compartilhados por uma comunidade. Sua origem é social e foram elaborados ao longo da história social e cultural desta comunidade. SIGNOS E SIGNIFICADOS

Signo é algo que significa alguma coisa. Os significados de palavras e gestos são construídos socialmente. Exemplos: “mesa” = o que há de regularidade em uma variedade infinita de um tipo de objeto “pesquisa” = em português se aplica a atividade científica, em espanhol se aplica a investigação policial.

SIGNOS E SIGNIFICADOS

Dentro de uma mesma cultura ou línguacertos signos podem não significar nada para um indivíduo. Para internalizar signos, o ser humano tem que captar os significados já aceitos socialmente. Assim, a aquisição de significados está intimamente relacionada com a interação social.

SIGNOS E SIGNIFICADOS

O domínio de linguagens abstratas (fala, matemática, mapas, gráficos, etc) permite o afastamento de um contexto concreto.

Isso...
tracking img