Émile

Pages: 253 (63134 mots) Publié le: 26 février 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – UNESP DE BAURU Faculdade de Ciências

Mestrado em Ensino de Ciências

RELAÇÃO SUJEITO/CONHECIMENTO EM ALUNOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Edval Rodrigues de Viveiros

Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Educação para a Ciência, na Faculdade deCiências do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru

Orientador: Prof. Dr. Renato Eugênio da Silva Diniz

Bauru Abril de 2007

2

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – UNESP DE BAURU Faculdade de Ciências

Mestrado em Ensino de Ciências

RELAÇÃO SUJEITO/CONHECIMENTO EM ALUNOS DALICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Edval Rodrigues de Viveiros

Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Educação para a Ciência, na Faculdade de Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru

Orientador: Prof. Dr. Renato Eugênio daSilva Diniz

Bauru Abril de 2007

2

3

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo por Vossa luz inspiradora, presente em todos os momentos da minha vida.

Aos meus pais, Dirce de Oliveira Viveiros e Sebastião Rodrigues de Viveiros pelo amor e dedicação que sempre e incondicionalmente me proporcionam até os dias de hoje, sem os quais eu não seria a pessoarealizada e feliz que sou.

À minha esposa querida e amada, fiel companheira, Edilene Bachega Rodrigues de Viveiros, pelo amor, carinho e paciência para comigo em todos estes anos, me apoiando nos momentos difíceis nesta caminhada, e ainda me trazendo a felicidade e alegria de que tanto necessito.

Aos Professores e Professoras queridos e queridas que me motivaram e souberam me proporcionar o gosto eo prazer pelo estudo e pesquisa.

3

4

AGRADECIMENTOS

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – pelo auxílio financeiro para esta pesquisa. Ao meu orientador, Renato Eugênio da Silva Diniz, por sua generosidade, confiança e abertura. Ao mestre Roberto Nardi por ter me inspirado não somente o prazer pelo Ensino de Ciências, mas, sobretudo pelo despertar dosenso crítico e de responsabilidade profissional. Aos amigos Maria Amélia Monteiro, João Mianutti, Sérgio Camargo e Airton Acácio Castilho Christófalo pelas frutíferas horas de conversas e discussões tão profícuas e proveitosas que muito contribuíram para este trabalho. À amiga e inestimável colaboradora Professora Sílvia Regina Quijada Aros Zuliane, sem a qual este trabalho não poderia ter sidoconcretizado. Aos graduados da Licenciatura de Química da UNESP de Bauru, turma de 2006, pela inquestionável colaboração neste trabalho.

4

RESUMO

Através dos referenciais teóricos da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird e da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud procuramos obter os modelos mentais e campos conceituais dentro do processo da formação inicial deprofessores. Para tanto analisamos diários de classe redigidos por alunos do último ano de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Bauru.

ABSTRACT

Through the theoretical references of the Johnson-Laird‟s Mental Models Theory

and

Vergnaud‟s Conceptual Theory we tried to obtain the mental models and conceptual fields inside of the process of theteachers' initial formation. For so much we analyzed daily classroom written by students of the last year of Licentiate's degree in Chemistry of the São Paulo University State “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) of Bauru.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...............................................................................................

08

CAPÍTULO 1. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO...
Lire le document complet

Veuillez vous inscrire pour avoir accès au document.

Vous pouvez également trouver ces documents utiles

  • Emile
  • Emile
  • Emile
  • Emile
  • emile zola
  • Emile zola
  • Emile zola
  • Emile zola

Devenez membre d'Etudier

Inscrivez-vous
c'est gratuit !