Estratégias do veterinário homeopata

1771 mots 8 pages
Estratégias do veterinário homeopata no tratamento das diversas espécies domésticas.

A Homeopatia possibilita ao veterinário diversas abordagens para a manutenção e restabelecimento da saúde animal.

Na ocasião de uma consulta, sinais e sintomas podem tanto ser coletados de um grupo de animais da mesma espécie ou de um indivíduo quanto da doença de grupo de animais ou de um indivíduo.

Em um grupo, coletar os sintomas e sinais característicos e/ou bem modalizados possibilita uma atuação homeopática mais profunda do que a utilização dos sintomas e sinais só da doença, ainda que sintomas muito bem modalizados de doenças possam ser individualizantes.
Mas o que a realidade mostra é que os profissionais que atuam nesse ultimo nível não procuram esta modalização. A possibilidade de se trabalhar com um animal ou um grupo[1] abre as portas para o tratamento populacional através da homeopatia veterinária, fato esse extremamente importante quando se fala de animais de produção.

A Homeopatia também possibilita ser usada tanto de forma curativa quanto preventiva. E isso é mais marcante quando se fala de rebanhos, já que são grupos de indivíduos mantidos juntos, artificialmente [2], com um alto nível de stress, na maioria das vezes com um alto grau de modificação genética e que no seu ambiente contam com a presença inevitável de doenças endêmicas [3]. Nesse tipo de situação o tratamento individual, somente, é inefetivo mesmo com Homeopatia, pois envolve toda uma população e uma alta interferência do meio ambiente na saúde dessa população. Interferência essa que não pode ser removida por medicamentos tradicionais ou vacinação [4].
Existem, nesses casos, fatores desencadeantes de doença presentes junto a população, em seu meio ambiente, o tempo todo. E embora não seja possível esperar que um manejo homeopático vá acabar com a sensibilidade e a suscetibilidade dessa população e desses indivíduos a esses fatores desencadeantes, um

en relation