Formação do estado e da administração publica no mundo moderno: as reflexões clássicas

Pages: 4 (952 mots) Publié le: 13 décembre 2010
Weber em resumo*
Maximillian Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Éconsiderado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia e administração pública. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade AlbertLudwigs, de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Mônaco. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães noTratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalizaçãoe desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia. Sua obra mais famosa é o ensaio “A Ética Protestante e oEspírito do Capitalismo”, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente sedesenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estadoracional e legal nos países ocidentais.
*Extraído da Wikipédia

Wilson em resumo*
Thomas Woodrow Wilson (Staunton, Virgínia, 28 de dezembro de 1856 — Washington, DC, 3 de fevereiro de 1924), foi eleitopresidente dos Estados Unidos por duas vezes seguidas, ficando no cargo de 1912 a 1921. Era membro do Partido Democrata, tendo também sido reitor da Universidade de Princeton e laureado com o Nobel daPaz em 1919.
Woodrow Wilson é considerado um pai do idealismo, lutou por uma Alemanha livre e com condições para um desenvolvimento econômico e democrático. Principal impulsionador da Sociedade...
Lire le document complet

Veuillez vous inscrire pour avoir accès au document.

Vous pouvez également trouver ces documents utiles

  • Transformações do direito administrativo: o princípio da eficiência e seus reflexos nas licitações
  • Do no
  • Auto-referência do conceito e solilóquio da filosofia 
  • Criancias do mundo
  • Qual é o modelo de negócios da zara?
  • Resumo hist da arte 11º e 12º
  • Resenha do texto razão democrática e direito
  • Jurados juízes: uma análise da democracia no julgamento por pares

Devenez membre d'Etudier

Inscrivez-vous
c'est gratuit !