Palestra sobre a ética

Pages: 22 (5283 mots) Publié le: 24 février 2011
Ética
Dalmo de Abreu Dallari

Palestra em dezembro de 2003

Ética
por Dalmo de Abreu Dallari
Quando tenho oportunidade de falar a respeito do assunto logo admito que vou fazer uma reflexão em voz alta, pois seria contra a ética impor verdades, seria uma contradição. É, portanto, com muita alegria que eu agradeço pela honra e pela oportunidade de fazer essas reflexões. Quero também dizerque a questão da ética não é uma questão teórica, é essencialmente prática, quer dizer: a ética ou é praticada ou não existe. Olhando em torno de nós, verificamos quanta falta está fazendo esta consciência ética. Eu lembraria nas questões de mundo, o que está acontecendo no Iraque, mais uma vez houve uma mortandade, desta vez vitimando italianos. Onde está o aspecto ético? Será que a guerra éjusta? Será que o envio desses jovens italianos foi uma atitude justa? Será que a atitude dos que mataram os italianos é justa? É preciso que a gente tenha a consciência ética, faça um esforço com objetividade para refletir sobre estas coisas. Do ponto de vista nacional, essa tragédia que envolveu o casal de jovens assassinados em São Paulo, a respeito do qual há uma série de manifestações arespeito, especialmente na grande imprensa, tradicionalista, que sempre advogou mais repressão, e que está agora usando e abusando do fato, explorando-o para pedir a redução da idade de responsabilidade penal. A gente lê nas entrelinhas que muita gente gostaria de estar pedindo pena de morte. Será que é justo isto?

Como nós devemos avaliar esta questão? Ainda hoje eu estava lendo um artigo de umjornalista, escrevendo a respeito do assunto, que ironizava os que defendem direitos humanos, os que defendem justiça, os que defendem ética, dizendo: ‘será que os pais das vítimas também estão de acordo?’. Se esse jornalista fosse mais atento, iria verificar inclusive que um dos pais já se pronunciou, dizendo ‘quero a punição, acho que isto é justo, mas não quero pena de morte, não acho que seja ocaso, eu quero a punição justa’. Isto é o comportamento ético. Mas será que é o caso de explorar este fato, dizer ‘vamos pôr todos os meninos e meninas na cadeia’? Em que cadeia? Nessas cadeias que existem aqui entre nós, que são fábricas de criminosos? É preciso levar em conta o que foi que produziu meninos tão insensíveis, tão brutais que chegaram a este extremo de violência. São fruto do quê?São produto de que tipo de sociedade? Tiveram algum apoio? Alguém disse a eles como deveriam viver? Alguém transmitiu a eles valores éticos? Alguém deu alguma oportunidade a eles? Isso também tem que ser meditado, não para dizer que eles são bonzinhos, mas exatamente para que isso não se repita, para que não haja ingenuidade, de achar que com repressão é que fatos como esses são evitados. Creioque uma discussão a respeito da ética pode nos ajudar a viver com mais consciência do que nós próprios somos, mais conscientes das nossas possibilidades e responsabilidades. A partir daí, vou analisar alguns aspectos da questão, chamando atenção para o fato de que a ética hoje corre o risco de ter se tornado modismo.

Ainda ontem eu estava fora de São Paulo, fazendo uma reflexão sobre bioética,e alguns dos bioéticos dizem que é uma ética especial, que essencialmente seria uma ética da conveniência. Para vocês perceberem a que ponto se chegou nessa exploração, nos Estados Unidos hoje se criou a profissão de eticista: vou consultar um profissional de ética para saber se o que estou fazendo é ético. Evidentemente, isto é uma farsa, mas que não vem por acaso: há alguém que tem interesseque se dê o rótulo de ético naquilo que eles querem fazer. Quer dizer, não vou fazer porque é ético, vou chamar de ético o que eu quero fazer. Então, é necessário também estarmos muito atento em relação a isso. Outro aspecto que é muito importante, que está ligado à questão do eticista, é a percepção de que a ética é muito mais do que uma formalidade, do que o conhecimento de umas tantas regras...
Lire le document complet

Veuillez vous inscrire pour avoir accès au document.

Vous pouvez également trouver ces documents utiles

  • Temas interessantes sobre recursos humanos para a elaboraçao de um tcc
  • Ètica kantiana
  • compte rendu sobre
  • Ter & crer o debate sobre a introdução da finança islâmica na frança
  • Todo sobre mi madre
  • Todo sobre mi madre
  • Todo sobre mi madre
  • Todo sobre mi madre

Devenez membre d'Etudier

Inscrivez-vous
c'est gratuit !