Qual é o modelo de negócios da zara?

Pages: 2 (442 mots) Publié le: 30 août 2010
Zara tem como ambição de oferecer roupas de boa qualidade acessível a todos, mas difere claramente de seus concorrentes principais quem são Gap e H&M sobre este segmento de mercado.

Aoriginalidade primeira da Zara é que ela ofere modelos com edição limitada. Coleções são intencionalmente produzidos em pequenas quantidades, embora este possa provocar faltas no estoque. O objetivo é criar aescassez de itens, para dar ao consumidor uma sensação de distinção, de esclusividade, que ele tem um artigo que poucas pessoas possuem. A ausência de um artigo sobre as prateleiras tem que incitar ocliente a se deslocar para outro artigo, porque ele sabe que tal vez esta roupa não estará disponível em sua próxima visita à loja.

Este tratamento especial da cadeia produtiva é compatível com umaempressa ultra-reagente. Isso é a segunda característica do modelo de negócios da Zara.

Os itens oferecidos são limitados em quantidade, mas as lojas são reabastecidas duas vezes por semana, comnovos modelos.
Para manter um vínculo permanente com o cliente e oferecer-lhe modelos que apelam, os da sede na Espanha estão em constante contato com os gerentes das lojas e se informam das tendênciasde consumo. Isto é feito através do uso de PDAs, que transmitem informações vitais para a sede sobre as coleções, como, por exemplo, os itens que mais vendem.
A Zara ultra-reagente também émanifestada por uma centralização da gestão, marketing, design e manufatura. A empressa não terceiriza partes das suas operações. Isso permite que a marca possa desenvolver e distribuir um novo modelo dentrode algumas semanas atrás, em uma indústria onde o ciclo normal é de vários meses. Quase todas as roupas são fabricadas em Espanha.
Outro aspeto aspeto que faz de Zara uma empressa ultra-reagente é queela efetua o seu fornecimento com avião, o que não é comum neste sector. Isto assegura um abastecimento estável lojas, mas gera custos adicionais.

Nestes dois primeiros elementos (uma fabricaçõ...
Lire le document complet

Veuillez vous inscrire pour avoir accès au document.

Vous pouvez également trouver ces documents utiles

  • O voo da gaivota
  • Baudelaire: o esboço da “deusa da decadência”
  • Il diditì o il drogato da telefonino
  • Transformações do direito administrativo: o princípio da eficiência e seus reflexos nas licitações
  • G e s t i o n d e s r e s s o u rc e s h u m a i n e s
  • Stratégique 7 e é d i t i o n
  • Q u ’ e n t e n d
  • Le marché russe des produits d e s o i n s c o s m é t i q u e

Devenez membre d'Etudier

Inscrivez-vous
c'est gratuit !