Sos empregados

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 2 (368 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 27 juin 2010
Lire le document complet
Aperçu du document
Proposta de comentário do artigo:

S.O.S Empregados

O título deste artigo é «S.O.S Empregados» e é um artigo retirado da revista «Prémio» do dia 7 de Novembro de 2003. A autora é Ana Rita Ramose o documento é um texto informativo.

O artigo tem como tema principal a relação intrínseca entre vida pessoal e vida profissional, e as medidas tomadas pelas empresas para ajudar os colaboradoresa conciliar estas duas realidades.

Na introdução do artigo (linha 1 à linha 3), a autora começa por descrever a vida agitada nas cidades, chamando a atenção para a dificuldade em conciliar a vidaprofissional e pessoal.

Na primeira parte (linha 4 à 18), a autora refere a solução encontrada pelas empresas para resolver o problema. Assim, é-nos apresentada uma empresa, a eBairro, que prestaserviços aos colaboradores de outras empresas com o intuito de encurtar o tempo gasto com tarefas do quotidiano,tais como, ir buscar as crianças à escola,tratar de assuntos burocráticos, etc. Odiretor da Accor refere que esta medida é benéfica pois verifica-se um aumento da produtividade e da assiduidade nas empresas que recorrem a estes serviços.

Na segunda parte (linha 19 a 36), reitera-sea importância destes serviços no auxílio que prestam aos colaboradores, ajudando-os a poupar tempo. A autora refere uma empresa com a qual a eBairro trabalha, a Parque Expo. E ainda, é dado o exemplodos Estados Unidos e, em particular, da Union Bank que tem apostado na ajuda aos colaboradores, o que resultou num aumento dos lucros da empresa. De facto, as empresas nos Estados Unidos quesolicitaram este tipo de serviços verificaram que, para além de ser uma forma de reter os trabalhadores,também é uma forma de organização mais eficaz e rentável.

Por fim, a autora conclui que estas medidastornam os empregados mais felizes.

Penso que este artigo é interessante pois, por um lado, coloca em evidência um problema que atinge as sociedades atuais : a falta de tempo e o stress que lhe...
tracking img