European geography

Disponible uniquement sur Etudier
  • Pages : 6 (1299 mots )
  • Téléchargement(s) : 0
  • Publié le : 4 avril 2011
Lire le document complet
Aperçu du document
2Livro: European Geography

Capítulo XX

O espaço e o tempo são essenciais para compreender a Europa. Os eventos que ocorrem e são experienciados pelos europeus dependem, em grande parte, da sua identidade e no sítio onde residem. Não existem nem uma identidade europeia comum nem um interesse europeu comum. Esta é a diversidade da Europa e as suas grandes complexidades que se pretendeexplorar.
As pessoas constroem camadas de identidade referentes a um lugar, e estas são usadas como elementos de identidades em diferentes ocasiões e em diferentes contextos.

* Teorizando a mudança europeia num contexto global:
A herança cultural europeia sublinha os variados significados da ideia de Europa e da identidade da Europa no passado. Apesar de um meio século de integração politicae económica, a Europa permanece, ainda hoje, uma área demarcada pela diversidade e pela diferença. Apesar de inúmeras tentativas de compreensão das relações entre o local, o nacional e o global, particularmente no contexto europeu, nunca se chegou a um acordo. Neste contexto, há que chamar a atenção às várias conceptualizaçoes de globalização:
a) visão da globalização capitalista como uma forçadominante, ligando o mundo como uma rede intrínseca de exploração e de lucro.
b) visão das ideias como a amplitude da marca e noção de globalização como algo de muito errado
c) visão da gloalizaçao como um fenómeno “out there” e como um “in there”.
Na compreensão do desenvolvimento da ideia de Europa como uma Europa unificada e como alterações sociais, políticas, económicas e culturais queocorrem dentro da Europa nos últimos 50 anos, são úteis para considerar não apenas o processo global, como também compreender como estas interagem dentro de conjuntos particulares de processos locais e identidades.
É importante interligar as alterações ocorridas na Europa do Leste e do Oeste nos últimos anos e situar estas numa ampla reconceptualização das vinculações entre o local, o nacional eo global. Apesar de alguns idealistas liberais e de esquerdistas terem desejado a emergência de um “terceiro caminho” entre o capitalismo e o comunismo, os eventos que se desenrolaram na Europa Ocidental desde 1980 revelaram, claramente, as pressões subjacentes que conduziram os estados da Europa do Leste a uma politica económica global interconectada no mundo contemporâneo.
A reincorporaçãodos novos estados independentes da Europa do Leste e da antiga URSS na alternativa da politica europeia e da actividade económica têm sido intimamente associada com o conceito de transição, que envolvem a dupla introdução da democracia liberal e da economia do mercado livre.

* Integração Europeia: Contextos Institucionais
A restruturação política e económica da Europa do Leste nos anos 90tem sido intimamente
associada com a reorganização e expansão das alianças e instituições políticas europeias, entre as quais se destaca a proposta da expansão da NATO e da EU, como também o aumento de membros do Conselho de Ministros.
a) A Expansão da NATO:
A NATO foi fundada em 1949 com o objectivo de defender as economias capitalistas dominantes da América do Norte e da Europa Ocidentalcontra uma possível agressão da URSS e Estados apoiantes, mantendo, simultaneamente, os interesses culturais, sociais e económicos para aumentar uma segurança cooperante entre as estruturas da Europa.
Contudo, dois acontecimentos nos anos 90, levaram a NATO a repensar o seu papel nos assuntos políticos europeus: a alteração da perspectiva da União Soviética como uma possível ameaça; e assinatura doTratado da União Europeia em 1991 pretendia o desenvolvimento de uma política comum de defesa e procurava por esta responsabilidade nas mãos na União Europeia Ocidental.
Com estes dois acontecimentos, a NATO procurou desenvolver novas estratégias para aumentar o potencial para uma paz e estabilidade duradoura na Europa. O governo russo encarava a expansão da NATO como uma possível ameaça....
tracking img